sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A diferença...

Quando fiquei doente, achei que jamais conseguiria suportar todos os inconvenientes físicos inerentes aos tratamentos da doença, e o que vinha em primeiro lugar era, sem dúvida, a perda de cabelo.

Em consequência desse facto, decidi que jamais ía pensar nesses assuntos, pois queria reservar as minhas forças para o que considerava de facto importante: o manter-me o mais saudável possível dentro do que a doença me permitia.

Contudo, não foi o facto de ter que rapar o cabelo antes de este cair, nem foi o facto de estar constantemente mal disposta e dorida, nem sequer o ter que viver com uma sentença de morte pendente, que se tornou difícil de ultrapassar... Foram as pessoas. As pessoas que conviviam comigo, e que aos poucos se foram apercebendo do meu estado, e que me foram abandonando, devagarinho e em silêncio, que quase destruiram a minha Alma. Pois, se há coisa de que de facto precisamos, é de nos sentirmos normais. No entanto, a solidão que se instala, os olhares de soslaio, o fazerem de conta que não nos viram, para não encararem frontalmente as diferenças fisionómicas que vão ocorrendo no dia a dia dos tratamentos, tornam-se quase insustentáveis.

Assim, apelo a todas que neste momento estejam a passar por esta situação, para que não desanimem. A culpa não é vossa. Se calhar nem deles, que fogem de nós. A culpa é desta sociedade que tornou este assunto tabu, que fez do Cancro um monstro, e que faz de todos quantos forem atingidos por ele, verdadeiros mutantes...

Falem, sem receio de incomodarem, para que todos percebam que não são os doentes que têm que disfarçar as alterações nefastas da quimio... São vocês que precisam de ajuda, de conforto, de consolo e de carinho. Então, por que é que são vocês que confortam e consolam e ajudam, aqueles que, supostamente deveriam estar a fazer isso convosco?

A sociedade tem que mudar, para que o doente oncológico se sinta mais normal, menos incomodativo e mais integrado.

A doença já é preocupação suficiente. Tudo o quanto é necessário para os doentes prosseguirem sem medo. é dar-lhes AMOR. A DIFERENÇA mata...

Sem comentários:

Enviar um comentário