domingo, 17 de outubro de 2010

Video pela Vida e pelo direito à Diferença

Existe um sentimento avassalador que transforma as nossas vidas, e do qual jamais será possível fugir. Existe algo que nos une, Mulheres e Homens, vítimas deste flagelo: a incompreensão daquilo porque se passa, da esperança que por vezes se perde, da tristeza  que a diferença por vezes nos traz, do amor que nos une à Vida, aos nossos, e a todos quantos nos encontramos diariamente, mensalmente e por toda a vida, nos corredores e salas de espera de Hospitais oncológicos, partilhando a dor, a esperança os sorrisos e as lágrimas. Por muito que se tente, jamais voltamos ao que éramos dantes e o mundo tronou-se diferente. Somos a união da força, do sacrifício e do Amor que aprendemos a sentir por todos os seres humanos.

Existem sentimentos que jamais conseguirei expôr em palavras, sofrimentos que jamais conseguirei ultrpassar, medos que se tornaram força motora de vida... Mas, acima de tudo, existe o orgulho de termos percebido o sofrimento de todos aqueles que se encontram nas salas de quimio, nas camas das enfermarias, na colocação de catêteres e em todos os sítios por onde passamos, vendo no olhar de quem nos trata, a força de que precisamos para acreditar que vamos conseguir, que o sofrimento há-de passar e que a Vida vai voltar a ser vivida.

Este vídeo consegue transmitir, em minha opinião, alguns dos sentimentos que jamais conseguirei expressar, sequer a mim própria...

Obrigada por estarem aí, e por tentarem perceber, e apreender a luta pela que se trava diariamente, a cada segundo que passa, pela preservação da Vida.

3 comentários:

  1. Olá Anabela,
    Li o seu texto e vi o vídeo. É triste e chocante. Mas também tem uma mensagem de esperança: "Cancro não é igual a morte." Realmente é difícil, para quem não passou pelo mesmo problema, avaliar o que se passa no coração e na alma de um doente oncológico. Mas uma coisa eu sei e aprendi na vida: aquilo a que damos mais atenção e em que mais focamos o nosso pensamento, é precisamente o que vem ter connosco. É preciso que travemos uma luta de gigantes com o nosso pensamento, para ocuparmos o espírito com ideias de saúde, paz e harmonia. Vá lá, a Anabela consegue! Não se deixe desanimar e entristecer! Desvie o seu pensamento da doença. Lembre-se que há "montões" de pessoas que venceram o cancro e têm vidas normais. Porque é que não há-de ser uma delas?
    Beijinhos e muita coragem, por si e pelos seus, que precisam de a ver bem para ficarem bem também.
    Glória

    ResponderEliminar
  2. Anabela,
    Eu sei que a força da vida que há em si, às vezes esconde-se atrás da fragilidade dos seus sentimentos. Mas para si só tenho: A VITÓRIA... Vai conseguir. Muitas vezes, quando nos parece que estamos a aproximar-nos do precipício, basta vermos um pequeno e frágil arbusto para nos sentirmos quase amparados. E essa fracção de segundo, em que pensamos que há ali algo a que nos podemos agarrar, é, tantas vezes, a diferença entre a resignação e a esperança! Ofereço-lhe toda a minha força, apesar de não passar de um muito pequeno arbusto... Manuela Miranda

    ResponderEliminar
  3. Olá Linda, onde estás, por onde andas? Não te vou dizer que sei o que estás a passar ou que entendo os teus sentimentos, não tenho essa ousadia.
    Fiquei muito triste e com a alma pesada, pois não estive presente enquanto o teu mundo desmoronava e como eu gostaria de te ter ajudado.
    Fico aliviada por já teres coragem de exteriorizares a tua angústia e a tua tristeza é sinal que já pensas em ti.
    Tenho a certeza que o pior já passou, e a partir de agora vais viver muito mais intensamente, vais aproveitar cada minuto da tua vida, vais voltar a sorrir e quem sabe dar gargalhadas semelhantes às que guardo na minha memória e que já têm cerca de 20 anos.
    Amiga estás e estarás sempre no meu coração
    Armanda

    ResponderEliminar