quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Se fosses uma árvore...

Se eu fosse uma árvore, seria grande e frondosa...
Teria imensos ramos e folhas perenes,
que jamais deixariam de dar abrigo do sol e da chuva
a todos quantos dele precisassem
e serviria de lar a muitos e muitos pequenos animais.

Seria muito alta, e estaria situada no cimo de uma pequena colina,
onde pudesse ver tudo em redor, mas não muito longe de meu bosque,
para que não me sentisse só, sem a companhia das outras árvores.

De manhã, os pássaros seriam meu despertar,
e à noite as corujas e os morcegos, far-me-iam companhia.
Durante o dia, seria abrigo de namorados secretos
e guardar-lhes-ia, com prazer, seus segredos.

Pretegeria as crianças do sol de verão,
e meus ramos e folhas seriam manto de abrigo,
para os que buscam um pouco de aconchego no exterior de suas casas.
Teria um rio por perto, para podermos conversar.
Eu contar-lhe-ia o que ouvia junto ao céu,
e ele o que ouvisse em terras longínquas, junto da nascente.

Se eu fosse uma árvore, estaria bem presa no solo,
com raízes profundas, que ciclone algum pudesse destruir.
Mas, ao mesmo tempo, estenderia meus braços ao céu,
e estaria mais perto dos pássaros, das nuvens e do Criador.

Se eu fosse uma árvore, seria feliz, pois apesar de presa ao chão,
conseguira certamente, executar com sucesso minha missão:
fazer dos que dependem de mim, pessoas felizes.


1 comentário:

  1. Olá Anabela,
    Isso quer dizer que se fosses uma árvore, serias exactamente igual ao que és hoje, amiga, querida, simpática, confiável e empenhada em fazer os outros felizes! É assim, quando nascemos de uma certa maneira, nem mudando de espécie, mudamos de coração...
    Mas, na verdade, se fosses uma árvore não poderias escolher que género de árvore serias, e terias que te contentar com o que te calhasse na altura da criação, um simples arbusto, um espinheiro, um eucalipto, um salgueiro... Sendo pessoa podes sempre ajustar aquilo que és, e a forma como reages ás coisas que são, até atingires o tal estado bonito e gostoso, que se chama felicidade. Muito melhor ser pessoa! Ganha aos pontos de longe!
    O texto está um encanto! Lindo, leve e solto. Muitos parabéns, amiga.
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar