sexta-feira, 21 de outubro de 2011

"DESVIADOS" da Vida

Há sempre novas direcções,
novos caminhos a descobrir.
Mas, sempre que a busca começa,
parece que todo um Mundo
se vira contra nós,
como se tivessemos que ser
formatados, equalizados, medidos
pelas mesmas medidas
que a Humanidade usa.
Os "diferentes" são "desvios"
quer sejam melhores ou piores que os demais.

Eu agradeço à Providência
todos os "desvios" que surjam
em minha Vida.

São eles que me permitem
ver todos os lados da Vida:
o bom e o mau, o bonito e o feio,
o sujo e o limpo...
Sem isso, não saberia a diferença...

Eu sou um desses "desvios"...
E fico feliz por ser
desformatada, desigual e fora de medida...

Só assim se prova
que a diferença mata,
não porque seja fatal,
mas porque é usada como arma de arremesso.

Continuo em busca
de novos caminhos a descobrir.
Só assim a Vida faz sentido.

1 comentário:

  1. Olá, Anabela
    Também já reparei nisso. O mundo fica um bocadinho assustado quando se apercebe que ali está um elemento perturbador, que se recusa a seguir em fila indiana, conformadamente, por onde todos os outros vão. Mas que interessa isso? Vamos fazendo os nossos "desvios" á vontade. Quem se sentir incomodado, que se limite á pequenez da sua rotina. É inconcebível levar toda a vida sem nunca correr riscos, sem nunca se expor, sem nunca sair fora das regras. Viver tem que ser muito mais do que escrever com boa caligrafia, dentro das linhas marcadas na cartilha. tem que ser mais bonito, mais livre, mais selvagem. Tem que dar muito, muito prazer. Se não, não é viver. É talvez apensa ir sobrevivendo.
    Que bom que também és um "desvio"! Sou assim há mais anos do que aqueles que me consigo lembrar. Nenhum dos problemas da minha vida me veio daí. Muito antes pelo contrário. Todas as coisas verdadeiramente deliciosas que me aconteceram, aconteceram enquanto eu estava fora da estrada, a experimentar algum desvio tentador do caminho.
    Como eu previa, o teu poema está lindíssimo! Muitos parabéns para ti.
    E muitos beijinhos da amiga,
    Glória

    ResponderEliminar