sábado, 10 de dezembro de 2011

Revolta ÍNTIMA



Os olhares que se cruzam,
as palavras que não se dizem,
a hipocrisia que se sente no ar,
esta vontade de gritar,
de dizer que tudo é falso,
que todos mentem...

Será possível pensarem,
por breve segundo que seja,
que os outros não vêem
o que qualquer coração sente??

Ofende-me essa tentativa vã
de justificar o injustificável,
de fazer passar imagens falsas,
de, através de palavras,
ocultar e suavizar acções...

Repugna-me a certeza
de me sentir usada
e nada mais ser que objecto
na vida de alguns
que se dizem pertencer
ao grupo de meus amigos.

É que aquilo que tanto
se tenta por vezes ocultar,
se torna deveras óbvio
aos olhos dos que assistem.

E gostava que percebessem
que o que é dito com sinceridade
sempre será entendido.
O que é falado com falsidade,
jamais conseguirá ser escondido.

Gostava de olhar e ver em seus olhos,
a pureza cristalina de uma Alma inocente...
Infelizmente, vejo a mente distorcida
por verdades ocultadas
em busca de segredo.

Neste Mundo a falsidade
é verdade absoluta.
Ao passo que a verdade
passa sem crédito algum.

Estou cansada de fingir
que não vejo e que sou surda.
Por isso vou sorrir,
e esperar que amanhã
tenha passado a amargura.

3 comentários:

  1. Olá Anabela,
    Espero que sim, que com o nascer do novo dia te tenha passado a amargura. Amargura não liga muito bem contigo!
    Vou dizer-te uma coisa que só aprendi há muito pouco tempo. Por vezes, aqueles amigos que não nos procuram tanto como nós gostaríamos, que não nos falam tanto como nós quereríamos, estão a sofrer de maneiras tão profundas que nem fazemos ideia. Quem sabe têm muita vontade de falar, de procurar, de perguntar, mas nem para isso têm forças? Quem sabe se a própria noção de que estão em falta, de que estão a desiludir quem deles gosta, que estão a ser pessoas "más", não os deixa ainda mais infelizes e solitários? Nós, e eu digo nós, porque até há bem pouco tempo também pensava como tu, temos o péssimo hábito de acharmos que o mundo gira em tono dos nossos problemas, e que se alguém não nos procura, é porque deixou de gostar de nós. Nem sempre é assim tão simples. Do outro lado do amigo que desapareceu da nossa voda, está por vezes um drama muito grande de tristeza e abandono. Maior ainda quanto maior for a sua necessidade de isolamento. Maior ainda quanto mais incompreendido se sentir pelos que ama.
    Eu sei que tu e eu, temos a maravilhosa capacidade de chorarmos alto, de pedirmos ajuda, de pedirmos colo, e de não termos vergonha de nos socorrermos de quem nos ama. Mas há quem não consiga fazer isso. Não porque são maus, frios ou distantes. Apenas porque não sabem pedir amor. Uma das pessoas a quem eu mais amo neste mundo, por quem eu daria a vida sem pensar duas vezes, é assim. Sei do que estou a falar.
    Fica bem amiga, acredita que tens muitos amigos maravilhosos como tu. Que sabem ser felizes. tens outros, tão amigos como os restantes, mas muito mais infelizes e muito mais precisados ainda da tua amizade. Não penses mal deles.
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar
  2. OLA MANINHA QUERIDA....NUNCA DEVES OU SEJA QUEM FOR DEICHAR A REVOLTA ENTRARAEM TEU CORAÇÃO POIS ISSO ESCURE A ALMA E O DESCERNIMENTO....
    ÁS VEZES AMIGOS VERDADEIROS ERRAM PELAS PRESSÕES NA VIDA....FALO POR MIM MESMA POIS NÃO SOU DE HIPÓCRESIA E DIGO O QUE FAÇO SEJA BEM SEJA ERRADO....
    HIPOCRESIA MINHA ANJA SEMPRE EXISTIU E EXISTIRÁ E EU DESCOBRI MUITO SÓ POR TER IDO ONDE FUI...INCRIVEL PESSOAS QUE RARAMENTE ME FALAM ESTÃO INDIGNADAS POR NÃO TER FALADO EM SEUS NOMES....
    EU FALEI NOS NOMES DE PESSOAS QUE ME FIZERAM MUITO BEM...QUE ME DERAM APOIO E CARINHO E ABRAÇOS NA ALTURA PRECISA....ESSAS SIM NOMEEI...AINDA FICARAM ALGUMAS POIS ESTAVAM A FAZER-ME SINAL DO TEMPO DE ANTENA...
    QUERIDA EU SOU PURA DE SENTIMENTOS E POR O SER ERREI NUMA HORA DE DESESPERO E TU SABES O PROBLEMA GRAVISSIMO...
    TU MERECES TODA A MINHA ADEMIRAÇÃO PELA MULHER E SER HUMANO MARAVILHOSO QUE ÉS....MEU AMOR FRATERNAL POIS ÉS UMA VERDADEIRA IRMÃ PARA MIM...
    OLHA MINHA MANINHA DE ALMA E CORAÇÃO EU A ESSAS PESSOAS NEM COMENTO ....E QUEM JÁ ME CONHECE HÁ 10...20 E TRINTA E TAL ANOS SABE SOU SINCERA E TRANSPARENTE....
    MINHA MANINHA DESEJPO-TE TUDO DE BOM E ACALMA-TE ...TEMOS DE SER BENEVOLENTES COM NOSSO PRÓXIMO...NÃO ADIANTA DIZERMOS SOMOS DO BEM....SE NÃO SOUBERMOS DESCULPAR E FAZER DE CONTA....MINHA QUERIDA IMPORTA É NOSSA CONSCIENCIA TRANQUILA....O RESTO?
    A VIDA PROSSEGUE....
    BEIJINHOS COM TODO O MEU AMOR E CARINHO ....
    BEIJINHO DA MIMIS E UM DO NOSSO ROLANDO....
    AMO-TE MINHA MANINHA QUERIA....E EATA PALAVRA DO AMO-TE INFELIZMENTE ESTÁ MUITO BANALIZADA HOJE EM DIA....
    MAS EU O DIGO DE CORAÇÃO ABERTO MINHA ANJA:)
    TUA MANA QUE TEM ORGULHO EM O SER
    LIDIA:)

    ResponderEliminar
  3. Queria agradecer a ambas pelos comentários. No entanto, os poemas, são isso mesmo: poemas. Apesar de em grande parte deles eu me servir da escrita como desabafo pessoal, não foi este o caso. Há coisas que vemos nos outros, quando estamos rodeados de gente, e nos pomos um bocadinho a observar as reacções das pessoas, que nos fazem perceber o quanto a sociedade banaliza a amizade, utilizando-se de subterfúgios para como reuniões e eventos, para se escaparem da verdadeira realidade. É nessas alturas que, se estivermos atentos, ouvimos a críticas de uns para com outros, supostamente amigos, que nos deixam o cabelo em pé. Assim, e para que se esclareçam as coisas, não estou a criticar ninguém em particular. Estou, no entanto,desiludida com a sociedade em geral, porque, por dá cá aquela palha, passamos de amigos a "desamigos", num piscar de olhos. Contrariamente a grande parte dos textos que aqui escrevo, este não diz respeito a pessoas que considero amigas, mas antes ao que os supostos amigos conseguem fazer uns aos outros. Apesar de poucos, como escrevi aqui há dias neste blog, eu tenho a sorte de ter muito bons amigos, e penso que todos eles sabem que dou o impossível de mim por eles. Faço o mesmo pelos que não são tão amigos, e faço-o por gosto, pois sei que a sensação de se fazer algo de bom por alguém é a melhor recompensa que se pode ter. Tento estar sempre lá para quem pode precisar de mim, e nunca peço retorno disso, pois cada qual faz o que quer de sua Vida. Aquilo que peço, agradecendo profundamente todo o carinho que aqui me deixam, é que não analisem os textos segundo as vossas perspectivas de Vida, pois essas só a vós pertencem. Quando escrevo algo, escrevo-o antes de mais para mim, e só eu sei realmente o que quero dizer em cada texto. A poesia é fantástica por isso, pois, por muito que tentem, jamais as pessoas conseguirão perceber em plenitude o que realmente quero dizer.

    Um beijinho a ambas e obrigada pelos conselhos e pelas palavras.

    Um bom fim de semana,

    Anabela

    ResponderEliminar